Experiência

Urologia Oncológica

É uma uma área de atuação que une a Urologia e a Oncologia, ou seja, os médicos uro-oncologistas têm formação e experiência para o diagnóstico, prevenção, tratamento e acompanhamento de alguns tipos de câncer, entre eles: próstata, pênis, testículos, rins, bexiga, pelve, ureter e adrenal.

Cirurgia da Próstata

A prostatectomia simples, cirurgia indicada para próstata aumentada, pode ser feita de maneira aberta ou minimamente invasiva. O procedimento, é basicamente o mesmo, mudando somente a forma de acesso à glândula. Nesta técnica, fazemos pequenas e discretas incisões no abdômen do paciente para inserir os pequenos instrumentos utilizados para mover as estruturas da região e acessar a próstata. 

Cirurgia Videolaparoscópica

Nesse tipo de cirurgia, o cirurgião expande a cavidade abdominal do paciente através da insuflação de dióxido de carbono e, posteriormente, realiza uma pequena incisão para a inserção do laparoscópio.

O laparoscópio é um instrumento conectado a uma fonte de luz de fibra óptica de alta intensidade e que contém uma câmera acoplada em sua extremidade. Assim, ele transmite imagens que são visualizadas pelo médico em um monitor.

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo que utiliza-se de braços robóticos para fazer incisões, ressecções e reconstruções. A técnica é vista como uma evolução da cirurgia laparoscópica.

Em razão da maior precisão dos movimentos e da visão ampliada que oferece ao cirurgião, é muito utilizado nas cirurgias urológicas e para tratamento do câncer de próstata, rim e cirurgias reconstrutivas.

Quando comparada à laparoscopia, a cirurgia robótica é mais vantajosa, pois facilita o acesso a áreas mais delicadas, oferece visão tridimensional e melhor ergonomia ao cirurgião, que passa a fazer movimentos mais intuitivos.

Ademais, este tipo de cirurgia funciona da seguinte forma: o cirurgião utiliza um console para movimentar os braços robóticos. Assim, através de pequenas incisões, ele introduz os instrumentos cirúrgicos e a câmera que transmite imagens para um monitor de alta resolução. 

Contudo, caso haja algum movimento acidental ou inadequado, o robô aciona um comando de segurança, travando a máquina provisoriamente, impossibilitando que o movimento aconteça e trazendo mais segurança para o paciente.